quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

O sono da inocência

Você dorme, meu filho, e nem sequer pode suspeitar o que sua mãe está escrevendo. Escrevo para que leia somente quando puder compreender tudo aquilo que sinto, tudo aquilo que quero lhe dizer. Lembro-me tão bem do dia que em você nasceu. Do primeiro
choro e o primeiro beijo que lhe dei. Quantos sonhos, quantas promessas lhe fiz.
Você deveria ser a mais bela, a mais inteligente, a mais feliz das crianças. A minha vida deveria transcorrer na alegria de vê-lo crescer, no prazer de educá-lo e torná-lo um homem. Os anos passaram e trouxeram dificuldades, dores e tristezas, maiores do que eu podia imaginar. É muito árduo educar um filho. Talvez por ser essa tarefa tão delicada, feita sem uma aprendizagem prévia. Muitas vezes me vejo educando-o como fui educada pelos meus pais. Mas sei que assim não posso agir. Fui criança num
mundo muito diferente do seu. Meu filho, quero ensiná-lo a conduzir a vida, a usar sadiamente a sua liberdade, a ser responsável pelos seus atos. Quero dar-lhe hábitos preciosos para assegurar seu desenvolvimento.Quero ser firme, regular e perseverante na sua educação. Quero, quero, quero tanta coisa e às vezes não lhe dou até o carinho e a atenção que devo. Meu filho, talvez quando você for chefe de família, compreenda e perdoe os meus erros, eles são tantos. Quantas vezes eu termino o
serviço da casa e, cansada, nem converso com você, sequer o escuto. Quantas vezes chego aborrecida da rua e descarrego sobre você minha zanga. Quantas vezes quero que você seja perfeito se eu, que lhe devo o exemplo, não o sou. Quantas vezes exijo que pense como eu, sem reconhecer que é um ser diferente de mim, com suas vontades próprias e suas opiniões. Quantas vezes reconheço que você está certo em suas atitudes e não me "dobro" por orgulho e vaidade. Quantas vezes você está precisando de mim e eu nem me apercebo. Perdoe-me, meu filho, pelos erros, se eles são muitos,
mas muito maior é o amor que lhe tenho, e tenha certeza que cada erro cometido é reconhecido e uma experiência adquirida, e um passo a mais no caminho do aperfeiçoamento, e mais um avanço que dou para ser a mãe que você merece.

Caderno de Poemas Íntimos, 27.9.1976

2 comentários:

hfreire disse...

O texto é seu ?
Publicado originalmente onde?
Aguardo,
Obrigado.
Hfreire

Loreno Luiz Zatelli Hagedorn disse...

Sim, publicado originalmente neste seu primeiro livro. quem está respondendo é o filho, blogueiro responsável pela manutenção deste blog.