quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

A arte. A arte, o que é a arte?

Do que a arte precisa? Da solidão, da miséria? Ou da paixão? A arte é uma flor das rochas, que exige um vento áspero e rude. O que é a arte? não sei. Sou pequena demais e não consigo enxergar muito longe, e buscar tudo aquilo que queria ter bem perto de mim. O desejo será que é uma arte? não, isto não. O amor é uma arte?
não, mas a arte precisa do amor, de muito amor. A vocação é uma arte? não sei, mas a arte precisa da vocação. Tenho muito medo, e o medo é uma arte? Medo do amor, do
ódio, da fome, da fortuna, da bondade, da justiça e da injustiça, de tudo e de todos, medo de deitar e nunca mais levantar. Medo de sonhar um sonho fantástico e nunca mais voltar à realidade da vida. Medo do vazio e da solidão, é isto! Descobri, o medo é uma arte, já que a arte precisa do medo e da solidão. Mas será que sou uma
artista? não. Uma artista não sonha, ela age, e eu, no entanto, vivo sonhando, mas o sonho é belo e tudo o que é belo é artístico. Minhalma está cheia de esperança e esta esperança que eu tenho é uma arte, que jamais morrerá.

(29.10.1973)

Nenhum comentário: