quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

O castelo de sonhos

Nasci numa casa modesta do interior e o meu primeiro choro foi um sinal de participação com o mundo. Contente por estar viva, sem saber o que seria a vida,
participando de uma maneira meiga e pura como toda a criança quando nasce, mas sem saber qual será a participação. Mas com pouca idade já comecei a sonhar com coisas impossíveis. Sonhei que vi um mosquito de smoking na praia, sentado palitando os dentes; sonhei com um cachorrinho latindo e rosnando com uma vontade louca de abanar a cauda e esta ele não possuía. Vi um ratinho correndo loucamente atrás do gato e o gato gritava: me deixa em paz, eu vou repartir o queijo. Quer dizer, ninguém dizia para mim que isto seria impossível. Também ninguém sabia o que se passava pela minha cabeça. Cresci com muito pouco de acréscimo de aprendizagem ou conhecimento. Pouca escola, muito trabalho, muita luta e acima de tudo muitos sonhos. Aos domingos me juntava com uma turma de meninas, e cada qual com sua boneca de pano, lá íamos nós fazer nossas casinhas entre as pedras, sempre de duas em duas. Para mim, aquilo era um castelo, depois de tudo pronto eu olhava ao redor e perguntava para as meninas, vocês acham que não falta nada? Aquilo tudo era para mim um castelo real, não de sonhos, mas faltava o príncipe e isto me preocupava. Comecei desde então a procurá-lo e não o encontrei até hoje. Quando encontro alguém que poderia ser algo assim como eu desejo, falta-me força para segurá-lo, é como se minhas mãos ficassem com os músculos enfraquecidos e daí não consigo segurar. Vejo então e compreendo que minhas mãos só servem para dar um aceno de adeus. Eu queria ter a astúcia da raposa, a força de um leão, a beleza de um cisne, o encanto de uma cascata, ou mesmo a alegria de um tordo pardo, que vive a cantar. Tudo isso eu poderia possuir, mas morreu há muito tempo e foi enterrado junto com o castelo, ao lado do meu sonhado príncipe.
Este sonho durou até os 18 anos, daí acordei e vi que meu sonho tinha ido por água abaixo.

(30.6.1976)

Nenhum comentário: