quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Grande demais

A minha história tem uma moral, mas o que é a moral? É grande demais para se saber, para se entender. A minha história é feita com muita força de vontade, mas o que é
força de vontade? Está fora da minha capacidade mental para saber, porque é grande demais. Tudo o que eu escrevo e faço é feito com muito amor, mas o que é o amor? Será que também é grande demais para se entendê-lo? Tudo é tão grande e eu aqui pequena, tão pequena, quase destruída, reduzida em nada perto de tudo; embora
eu às vezes veja pequeninas coisas, reconheço que são grandes demais para eu dialogar sobre elas. Eu queria escrever sobre as baleias, os tubarões, até sobre as
pequenas sardinhas, mas são grandes demais para eu descrevê-las. O meu coração é pequeno no tamanho, eu sei, pois está aqui no meu peito e são os outros que o julgam quão grande ele é. Eu gostaria de escrever sobre a pulga, mas ela é grande demais, e quem sou eu para descrevê-la? Ah! Quem me dera chegar lá, digo isto porque realmente sinto não poder fazê-lo, para poder escrever tudo o que sinto, tudo o que acho, tudo o que sei sobre essas pequenas coisas grandes. Mas deixo uma sementinha gerada por mim, com amor terrivelmente grande!... E o que foi grande demais para mim você poderá fazê-lo

(15.8.1974)

Nenhum comentário: